sábado, 18 de outubro de 2008

O mal uso do "Eu te amo"


Amar- segundo o dicionário aurélio significa ter amor, afeição, ternura, dedicação, devoção a; querer bem etc.

Muitas palavras bonitinhas para um sentimento bonitinho!!!
O verbo amar é utilizado frequentemente por pessoas de distintos sexos, cores, idades, religiões e é uma palavrinha tão pequena mais que causa um impacto dos diabos!

Não é a toa que cada dia ela é mais usada!Abaixo há duas ocasiões que estou segura que já viram ou ouviram.

1- Usada a fim de evitar explicar sentimentos profundos. Ex: Um casal de namorados estão juntos assistindo um filme e a garota encosta o garoto na parede(literalmente ou sentido figurado, tanto faz) e joga a pergunta: "O que você sente por mim?". Animos a flor da pele, o garoto fica tenso com a pergunta, a garota fica tensa esperando a resposta até que ele solta "Eu te amo". Pronto, acabou, foi salvo!
A menina não vai perguntar o que significa essa frase mas se perguntasse a resposta seria um clichê- "O amor não se explica, se sente ou demonstra".

P.S: "Eu te amo" é como votar nulo nas eleições. É a fuga mais rápida para aqueles que não sabem exatamente o que querem, ou pretendem sair ilesos de uma situação complicada.

2-Usada a fim de justificar atos "impensados". No caso uma pessoa frustrada por "amor" não correspondido sequestra a outra pessoa e acaba matando-a "acidentalmente" a desculpa é: "Foi por amor".
Ex: Caso dos crimes passionais, os chamados crimes por amor ( amor a quem eu não sei, só se for a si próprio, porque a pessoa "amada" ou vai para debaixo da terra, ou precisa de tratamento psicológico pelo trauma sofrido).

P.S: Eu, pobre ser iludida sempre achei que as pessoas morriam por amor (Jesus Cristo, por exemplo), não matava a pessoa que "ama" alegando ser por amor.

O ponto que quero chegar mas não estou conseguindo é a respeito do mal uso das palavras amor, amar, apaixonar etc.


Não sou ninguém para dizer o que é certo ou errado, mas puta que la mierda(desculpa, é a emoção, sabe como é, muito amor no mundo)precisa vulgarizar tanto a pobrezinha da palavra?

Tudo se justifica com a frase "Eu te amo" atualmente. E podem dizer que sou insensível, que nunca amei ninguém ou o caramba a quatro, mas cada dia mais essa frase me dá ânsia de vômito por ser tão mal usada.


Mas para mim o cúmulo é chamar um certo crime ai de passional. Quem comete o crime diz que o fez por amor!

P.S: Por favor, não me ame. Se é preciso morrer para ser amada, prefiro permanecer vivinha e bem odiada.

Sem mais!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa, realmente isso é o que mais vemos hoje em dia: a frase " eu te amo" sendo usada como algo banal, tipo: " olá, bom dia, boa tarde" ou algo parecido, sem a essência de seu verdadeiro significado, que é a força de um verdadeiro amor...
Apesar do mundo em que vivemos não nos deixar boas expectativas quanto ao futuro, a não ser no campo tecnologico e cientifico, eu ainda sinceramente acredito no amor... Amor, palavra cheia de significados, mas única pra cada um, é usada de modo tão promíscua que é até dificil de acreditar... Hj em dia, pais, que segundo a tradição possuem o maior sentimento amoroso do mundo em relação a seus filhos, praticam o " amor" com suas próprias filhas" de modo nada comum a um pai de família, e depois ainda tem a cara de pau de negar, ou de dizer que sentiu atração sexual pela filha por que ela é bonita... Ah, por favor, me poupe, vaiiI!
E o caso dos pais que assassinam seus filhos, atirados pela janela, ou atirados numa lagoa mesmo, ou em uma lata de lixo... O que é que tem mesmo, não é verdade? Os filhos já não tem significado nenhum na vida desses pais, née? Apesar do atual uso da palavra amor, esses pais não a conheceram de verdade e devido a um carater corrompido ou a algum tipo de doença psicologica, acho que jamais vão conhecer... Mas isso não se aplica só aos pais não. Quantos filhos roubam seus próprios pais pra se drogar, ou batem neles sem dó nem piedade, ou ainda pior, os matam com pauladas, quando eles inocentemente dormem, sem deixaram nem a chance de defesa pra aqueles que os geraram? Éh, é dificil de acreditar, mas o nosso mundo tão desenvolvido tecnologicamente e cientificamente, está corrompido e inevitavelmente acabado quando se trata das relações humanas... A cada dia que passa, mais uma tragédia se apresenta, e quando vc acha que finalmente o espetáculo de violência e crueldade acabou, vc acaba se surpreendendo, pois lá vem mais uma e ainda pior...
Quanta gente tem seus filhos roubados e passam a vida inteira procurando por eles, pra pelo menos terem o prazer de algum dia ouvirem a palavrinha magica pros pais :" papai ou mamãe... Esse é o real significado da palavra amor!

Unknown disse...

Continuando...
Eu te amo. Palavra muito comum nos sites de relacionamento, como orkut e msn... Será que ao falar, as pessoas realmente pesam o significado que essas palavrinhas podem ter? Eu própria já fiz isso e muitas vezes... E pra ser franca nunca parei pra pensar no que as pessoa sentiriam ao ver aquela pequena frase estampada em suas paginas de recado ou em depoimentos... Mas será que elas ainda sentem alguma coisa quando veem isso nesses sites? Talvez não... O uso da frase " eu te amo" se tornou característico dos recadinhos entre amigos distantes ou próximos mesmo... Não que isso seja errado, é tão gostoso saber que alguém gosta tanto da gente ao ponto de amar... Mas é que a frase " eu te amo" passou a ter um significado menor como " eu te adoro"... E como vc própria disse, Jeh, é usada como desculpas, ou como o mecanismo de pergunta e resposta...
Quando alguém te fala pelo msn: " ah, fulano, eu te amo"... Pode ser até alguém nem tão próximo assim, mas seu primeiro instinto é responder igualmente, pra que a pessoa não se ofenda... Então, o uso do verbete amar se tornou mais comum do que nos tempos remotos... Mas ainda existem pessoas que a usam com o seu real significado... Porém, tá dificil encontrar algum destes perdidos por aí(risadas)
Eu ainda fico chocada com algumas coisas... Não sei, mas sou meio desconfiada, sabe o tipo de pessoa que não acredita em qualquer bobeira que se dizem por aí, pois é, sou eu... Uma vez um garoto me disse que me amava, num fazia nem uma semana que a gente tinha se conhecido, eu não estava interessada e disse que era melhor sermos só amigos... O amor dele instantaneamente se transformou em raiva e ele me ignorou... Não dei muiita bola, mas depois de algum tempo ele veio me pedindo outra chance e eu disse que não... Depois de uma semana, ele estava amando outra pessoa...Como o amor se tornou passegeiro, née? Pra mim isso tinha outro nome: paixão, mas com essas mudanças ortográficas tudo mudou, não é mesmo?(risadas)
Bem, Jeh... Definitivamente, meus coments nunca são pequenininhos, sempre são textões... Isso porque eu só escrevo, imagina se fosse no papel mesmo(minha letra é enorme), ia dar um livro...
Eu quero mais, muiiito mais!
To adorando seus textos, amigaaa!
Vc tem algo que falta a muita gente, senso critico e analise reflexiva... Se cada uma de dez pessoas tivessem um blog como este, dificilmente a população se encontraria do modo como está agora: alienada!
Continue sempreee!
Te adoroO! Bjãooo!

Jessica Salomão disse...

Nossa Geh!!
Fico emocionada com seus coments!!!
Serio mesmo!!!!
Brigada por tá me dando essa força florzinha!!!!

Eu te amo virou qualquer coisa, sabe?Assim fica muito mais dificil de acreditar quando alguém disser eu te amo pra você e for realmente verdadeiro porque se tornou tão banal.

O mundo vive um excesso de paixonite aguda cronica e pensam que é amor.

E não, não existem vários tipos de amor, existem pessoas diferentes para se amar.

Amor é doação, mas não é prestação de serviço.rs

Hoje nós nem podemos dizer que amor verdadeiro é o de pai e mãe porque tem pais e mães que nem deveriam ser chamados assim.

É vergonhoso ver no que o mundo se tornou e é triste saber que é nesse mundo regido por uma falsa impressão de amor que teremos que viver.

Já vi muitos casos como o exemplo que você deu, de alguém dizer que ama, depois termina e uma semana depois já morre de amores por outra pessoa.

Isso não é amor!

As pessoas dizem "eu te amo" por conveniencia atualmente.

Eu muitas vezes sou considerada uma pessoa insensível ou seca por não expressar meus sentimentos, mas uma coisa é certa, você só vai escutar ou ler um "eu te amo" vindo de mim se isso for realmente sincero e se estou sentindo do fundo do coração que devo falar.

O "eu te amo" também tem substituido o "você é importante pra mim". Nesse caso nem tenho muito a dizer porque as pessoas que amamos são importantes pra nós e as vezes é necessário dizer eu te amo pra pessoas especificas até porque não sabemos se a veremos novamente e depois não vale se arrepender por nunca ter dito o que sentia verdadeiramente a ela/e.