quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ética? Isso é de comer?

Definitivamente 2008 foi o ano dos grandes espetáculos, e não foi o do “Cirque Du Soleil”, mas da mídia brasileira, ou melhor, da imprensa. Os comunicadores sociais, aqueles que deveriam formar e informar, agora deforma e aliena a população, e não satisfeitos conseguiram destruir os Códigos de Ética.


Após o caso Isabella Nardoni, agredida e arremessada do 6º andar de um prédio de classe média alta, e do caso dos irmãos João Vitor e Igor que foram asfixiados, queimados, esquartejados e jogados no lixo, surge o caso da jovem Eloá. Poderia ter sido mais um caso de cárcere privado com o acréscimo passional, terminando tragicamente ou não, mas a imprensa tinha sede de notícias, estava completamente desesperada “caçando assunto”, de maneira alguma perderia a oportunidade de relatar cada segundo do que se tornaria o maior caso cárcere privado da história de São Paulo.


Em outubro o “Brasil” acompanhou o caso da jovem Eloá, que contava 15 anos e foi mantida refém em sua própria casa por mais de 100 horas em Santo André- SP, por seu ex- namorado Lindemberg. Infelizmente o desfecho foi a morte da garota, que levou um tiro na cabeça, teve coma irreversível e por fim morte cerebral. Mas que culpa tem a mídia nesse caso? E onde entra a responsabilidade social da imprensa em um caso de grande repercussão como o de Eloá?


Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros Art. 7º/ IV o jornalista não deve expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, traços físicos, indicação de locais de trabalho ou residência, ou quaisquer outros sinais. Os jornalistas não só montaram plantão em frente a residência da garota expondo imagens dela e da amiga, como passaram a exercer profissão de psicólogos, psiquiatras, policiais, advogados e até negociadores. Por exemplo, Luiz Guerra, repórter da Sonia Abrão do programa “A tarde é Sua” da Rede TV fez entrevista com Lindemberg, o “bom moço” via telefone, quando ele ainda mantinha Eloá como refém.


O jornalista não pode divulgar informações de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes segundo o Código de Ética Jornalística Art. 11º/II, e o que fizeram as emissoras? Rede Record, Rede Globo e principalmente Rede TV foram responsáveis pelos piores disparates. Conversaram com Lindemberg pedindo para que movimentasse a janela do banheiro, para dar tchau, e até congestionaram o telefone que era para contato dele com os negociadores de verdade para fazer entrevista com o desvairado.


A negociação foi extremamente prejudicada, sem dúvida. Quando o caso teve seu desfecho, os meios de comunicação acusaram incompetência policial, mas quem foi que congestionou as linhas? Quem deu crédito ao sujeito apaixonado? Quem foi que tinha câmeras ligadas 24 horas por dia em frente a residência de Eloá para não perder nenhuma movimentação da polícia ou dos personagens da história? Quem parava qualquer tipo de programa para dar exclusivas a respeito do caso?


Quem matou Eloá? Lindemberg por ter atirado; os pais de Eloá por permitir que ela namorasse tão cedo com um rapaz mais velho; o pai de Eloá por no passado ser um exterminador, fazendo assim cair uma maldição sobre sua família; a polícia por ter ele na mira diversas vezes mas por proteger o criminoso, fazendo um inocente “pagar o pato”; a imprensa por interferir no trabalho de outros, colocando inocentes em risco para se auto promover.


Ética? Isso é de comer?

P.S: qual vai ser o próximo caso para ser discutido em ônibus, bares, em casa, na faculdade, na aula da dança, na aula de idiomas, na aula de informatica, no youtube, nos blogs, na televisão- a mãe do sensacionalismo!
Acho que já tiraram vantagem do sofrimento alheio pelo resto da vida!!


P.S 2- Antes tarde do que nunca para falar a respeito disso...sou do contra, só falo quando as discussões diminuem.


Até loguinho amigos invisíveis!!!

6 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente com vc, Jeh! A imprensa ta bombardeando a população com esse tipo de informação! Ultrapassam códigos, regras e se duvidar até leis da própria constituição pra chegar onde querem, satisfazer os interesses daqueles que detem o poder, pessoas interessadas em esconder a roubalheira que se estende pelo Brasil a fora, com esse tipo de informação, se valendo até de influenciar na vida de uma pessoa. Quem sabe, se talvez a imprensa num tivesse achado que o carcere da jovem Eloá era uma espécie de " big brother" com cameras por toda a parte, a polícia não tivesse conseguido fazer seu trabalho de modo que tudo saísse bem?

Unknown disse...

Continuando...
Lógico que houve erros da polícia tb, por exemplo, jamais deveriam ter deixado a amiga de Eloá voltar ao apartamento, ela não conseguiria negociar com um rapaz completamente descontrolado, ao contrário, ela seria mais uma vida em risco...No lugar daquela menina, deveria ter ido um negociador competente, alguém especializado na area, mas como fazer uma operação bem planejada, quando milhares de olhos estavam a espreita em casa, através do maior meio midiatico de manipulação de massa? O sequestro da garota se tornou uma especie de espetáculo pra população brasileira, que assistia a tudo esperando um desfecho!O caso Eloá teve maior audiência que a novela das oito da rede Globo, que sempre tem os maiores indices de audiência...
Através dos meios midiáticos e do tipo de informação que estes oferecem, ou seja, uma informação cheia de apologia política, a população fica cada vez mais alienada! Devido seu pouco investimento na educação, que aliás é um assunto governamental que merecia muiiiiiito mais destaque que o futebol, mas isso infelizmente não acontece, a maior parte da população brasileirá, sobretudo as classe mais pobres e com menor grau de escolaridade, é destituída de senso critíco, não sabendo discernir uma informação real daquele manipulada.

Unknown disse...

É inevitável negar que a mídia de hoje está completamente envolvida com a política... Sabe quantos canais de TV, o atual presidente do Senado, José Sarney tem? Mais ou menos umas 7... E que tipos de informação lá são divulgadas? Garanto que nenhuma que o prejudique, mesmo sendo esta a realidade dos fatos... Enquanto a população brasileira se preocupava com o desfecho do caso Eloá, mais deputados e senadores cometiam atos secretos que mais tarde seriam arquivados, sem comentar que a maioria das mansões e iates que esses políticos tem é comprado com dinheiro publico, com o dinheiro que nós brasileiros, ralamos um dia inteito, ou quiza, um mês inteiro pra pagar em impostos... Sabe quanto um deputado ou senador ganha pra trabalhar em Brasília? Garanto, não é pouco, um numero que ultrapassa a unidade das centenas... Enquanto um cidadão honesto, trabalha o mês inteiro, as vezes em condições precárias, pra ganhar um mísero salário minimo...E o mais revoltante, é que a população assiste a isso tudo de braços cruzados! Sem lutar pelos seus direitos... É vergonhoso pra nação brasileira, ser reconhecida lá fora principalmente pela roubalheira que existe aqui... Se o dinheiro fosse dividido corretamente, não haveria fome e miséria, mas essa situação, essa diferença social é antiga, née? Muiitos com tanto e poucos com quase nada...
Em plena ditadura militar, com perigo de tortura, estrangulamento, viagens forçados, sequestros descabidos e assassinatos injustos, a população foi as ruas, no maior movimento estudantil de toda a história brasileira, lutando pelo que julgavam correto: o direito do voto popular para Presidente da Rapública...Eles pensaram se sairiam vitoriosos, ou se seriam todos presos e mortos? Oh, com certeza... O medo ´pairava sob a cabeça de muiitos deles, mas o que eles tinham a perder? Já viviam num verdadeiro inferno, tendo que pesar as palavras até dentro de casa, porque o vizinho poderia ser agente do SNI: Serviço nacional de informação, uma organização secreta do governo que denunciava pessoas contra ele, caracterizando-os de "comunistas", quando mal sabiam quem era Marx e Engels(pais do comunismo)... Mas mesmo assim, mesmo com a cabeça em risco, eles decidiram tentar e foram as ruas, na mais famosa e linda campanha brasileira: as Diretas Já! Eu, sinceramente os admiro pela sua garra e determinação... Quem dera tivessemos uma população assim hoje, née? Ou pelo menos uma juventude? Infelizmente não temos...Fazer o que? Tomara que a próximaa geração tenha!
Nossa, Jeh! Ia só comentar, mas fui mais além... kkkkkkkkkkkkkk
Minhas criticas pessoais foram saindo e resolvi compartilhar com vc... Talvez vc concorde comigo em alguns pontos, ou talvez não... Opiniões diferentes tb são legais!
Espero que goste do comentário gigante e não pare de postar aqui, ok? Sempre que puder estarei por aquii! Te adorooo! BjãooO!

Jessica Salomão disse...

Caracaaaaa!!!e diz que nao escreve bem!!!Toda essa reflexão que você fez sobre a mídia daria um post super interessante em qualquer blog!!!Vc escreve muito bem menina, não joga isso fora não!!!Pode deixar que depois de todo esse incentivo eu escrevo até um "estou escovando os dentes, arrumando a casa, cozinhando..."kkkkk
Brigada gatita!!!!
Brigada mesmo!!!=)

Agora vou arrebentar nesse blog, vc vai ver!!!hehe

Bjao!!

Jessica Salomão disse...

Gostei muito do seu comentário florzinha!!!!
E concordo sim, mas não com quase tudo, com tudo, sem tirar nem por! A nossa geração tá muito passiva, temos que dar a cara mais a bater, lutar pelo que julgamos justo, pelo que acreditamos!!
Mas talvez com a queda do muro de Berlim acho que a esperança e coragem do mundo deve ter caido também.
Se foram as utopias....vivemos hoje em um mundo sem utopias, sem muitas crenças.
Eu faço uma analogia dos seres humanos "pensantes" com robos.
Atualmente somos meros robos.
Não sei se já assistiu um filme do Charplin em que mostrava uma industria e cada um era responsavel por fazer algo.Um coloca a roda, um aperta o parafuso e assim vai.
Estamos na Era da informação sem formação.
Estamos cada dia mais alienados, com a cabeça mais fechada para o mundo e mais aberta para nosso próprio ego.
"Se estou bem o resto do mundo que se dane", "Pouco me importa se fulano ta passando fome, se a casa do outro foi invadida por enchente, que os gases emitidos no ar, mais poluição, mas utilização inadequada das reservas naturais estão acabando com o planeta e num futuro muito próximo, não existirá nem sombra de algo chamado 'Qualidade de Vida', eu não estarei vivo mesmo até lá, as outras gerações que se danem, ainda que sejam meus filhos e netos..."
Esse é nosso mundo, essa é a nossa geração.
Uma geração que tem tudo nas mãos, que não precisa de muita luta e termina acomodada, egocentrica!!!
É uma pena que para maioria futebol e moda seja mais importante que a vida do Planeta, que assuntos políticos, que sensacionalismo midiáticos etc...
Bjos flor!!
Até o próximo post

Unknown disse...

Olhaaa, vc prometeu que vai postar bastante, hein?
E eu vou cobrar, pode ter certezaaa!
Num tive tempo de ler os outros textos, mas amei essa reflexão sobre o Código de Ética, tão infamemente infringidooO!
Fica com Deus, Jeh!
Que Deus te abençoe sempreee!
Te adorooO! E sempre que puder estarei passando por aquii!
Vc escreve muito bem, não desanime não, ok?
Vc vai longe, amigaa!
BjãoO!